Gestão do Tempo Organização

Como organizar a mala para Viagem?

17 de dezembro de 2013
Como-organizar-a-mala-para-viagem1

Viagens mais longas ou de curta duração exigem um planejamento antecipado para que nada fique para trás. Pensando nisso, compartilho com vocês dicas, listas, vídeos e os links de entrevistas e artigos que escrevi sobre este tema para que sua viagem tenha um final feliz!

Tudo tem um começo! Vamos no passo a passo para que você leve o essencial e em casa fique tudo ok.

Antecipe-se

Antes de começar a arrumar a mala, colha algumas informações importantes:
– Quantos dias ficará no local de destino?
– Já olhou na internet como estará o clima na região?
– A data de validade dos passaportes estão em dia?
– Tem boas referências do hotel em que ficará?
– Precisará alugar um carro?
Essas e outras informações poderão te livrar de muitos imprevistos. Tome as providências necessárias com antecedência. Pergunte e pesquise tudo o que for preciso ANTES de fechar a viagem.

Organizando a mala

Sabendo sobre o número de dias e o clima de onde você estará indo, vamos colocar a mão na massa. Use a regra dos 50%: coloque tudo o que você “acha” que vai usar e tire 50% e guarde de novo. Não tenha medo…rs Sempre levamos muito mais do que precisamos, principalmente se vamos à praia, já que usamos mais roupa de banho do que roupa…

Calça jeans e bermudas, algumas camisas, jaquetas e principalmente calçados podem ser usados pelo menos duas vezes ou mais. Claro que quando viajamos com crianças, precisamos levar mais coisas, mas este é mais um motivo para você maneirar nas suas coisas. Você economiza espaço e evita dor na coluna por causa do peso da mala.

E tem mais: se você já vai com a mala lotada, não vai caber nem um ímã de geladeira na volta pra trazer de lembrança, né?
Somente depois de conferir se tudo está na mala, se toda documentação está na bolsa, e feche a mala.

Space Bag

Esse é meu companheiro número 1 nas viagens internacionais. São embalagens à vácuo que comprimem o conteúdo da mala e deixam espaço de sobra. Existem vários tipos de tamanhos e podem ser usados com o auxílio de aspirador de pó, bomba manual ou dobrando (somente alguns modelos).
Você encontra em lojas como a Multicoisas e em alguns supermercados como o Extra, por exemplo. Veja aqui um vídeo que explica como ele funciona. Está em inglês mas você vai entender vendo as imagens (rs):

 

 
 

Malinha Reserva

Veja os pesos permitidos para cada tipo de bagagem e voo:
– Bagagem de mão: 5 kg
– Bagagem despachada: 1 mala 23 kg em voos nacionais e 2 malas de 32 em voos internacionais.

Sabendo disso, se programe para não ultrapassar este peso ou ainda levar menos coisas, pois sempre trazemos alguma coisa a mais na volta. Mas, quando a mala já está lotadada, aquelas malas pequenas que podem ser dobradas, tipo as de lona, nos salvam a pele! Por isso sempre levo uma dentro de minha mala para alguma emergência. Vai que minha mala lota e não cabe aquele presente que comprei? rs

Bagagem de mão

Essa é preciosa! Invista em uma mala de mão de qualidade, com divisórias e que esteja no padrão permitido nas companhias aéreas. Leve um jogo de roupa adicional (nunca se sabe se a sua mala será extraviada…), um bom livro, alguns produtinhos de higiene pessoal (cuidado se a viagem for internacional), celular, tablet e seus respectivos carregadores, todos os documentos (nunca coloque os seus documentos na bagagem que será despachada).

Roupa Suja

Antes de colocá-las dentro de uma sacola logo após o uso, deixe-as pegarem um “ar”, pois roupas úmidas pela transpiração quando são colocadas dentro de sacos fechados podem causar manchas no tecido que às vezes são irreversíveis.

Kit de sobrevivência para as crianças

Se nós nos cansamos, imaginem elas! Providencie lanchinhos e entretenimento para elas usarem durante o deslocamento. Isso as acalmará e dará mais descanso para os pais.

Sua Casa

Se você vai ficar longe por um tempo superior a 5 dias, tem animais de estimação, plantas para molhar, entre outras obrigações, procure uma pessoa de confiança com antecedência que esteja disponível na data que você estará ausente para realizar estas atividades enquanto você estiver fora. Conferir se a casa está ok, verificar as correspondências que chegarem… isso também é importante.

Lista de Viagem

Compartilho com você minha lista que uso todas as vezes que vou viajar. Vou colocando um “ok” em cada item que coloco dentro da mala. Espero que te ajude.


Entrevistas
Agora compartilho com vocês algumas matérias para revistas e uma entrevista que dei sobre organização de malas.

Revista Rota de Charme


http://www.revistacheiadecharmego.com.br/

Acesse o site da revista, entre em “Edições” e clique na edição 41. 

 

Revista Casa Nova

http://www.revistacasanova.com.br/ 

Acesse o site da revista, entre em “Edições” e selecione a Edição 6. O artigo está a partir da página 91.
TV Cultura

 

Para fechar a mala com chave de ouro, mais uma dica:

 

Boa Viagem e não se esqueça do meu presente :)

 

LEGENDA USO DO POST

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe um Comentário