Família Gestão do Tempo Organização

50 Dicas para ter um novo ano mais Organizado e Produtivo

23 de dezembro de 2014
50-dias-para-um-2015-mais-organizado-e-produtivo1

Agora é pra valer, gente! Vamos fazer este novo ano de  valer a pena e ser o melhor ano de nossas vidas! Reuni aqui 50 dicas que considero essenciais para te ajudar nesta jornada de 365 dias. Vamos lá!

Chega de fazer planos e não colocar nem a metade deles em prática durante o ano, combinado? Com planejamento e organização, podemos realizar tudo que desejarmos, mas somente se AGIRMOS, se formos PROATIVOS. Nada nem ninguém poderá nos segurar. Ler e praticar, este é o lema!

1) Diga não à Procrastinação.
Ficar dizendo “depois eu faço”, só vai adiando soluções de problemas e entulhando a sua vida de coisas inacabadas pelo caminho. Nunca teremos tempo “sobrando”, então faça o que tem que ser feito no momento que você identificar a necessidade.

2) Delegue.
A carga do dia a dia está muito pesada? Divida as responsabilidades. Em casa e no trabalho. Centralizar tudo achando que só nós somos capazes de fazer bem feito nos cansa, adoece e faz os dias se tornarem mais difíceis.

3) Feche ciclos.
Termine o que estiver fazendo e só depois comece outra coisa. O conceito de ser multitarefa já era. Fazemos bem feito quando fazemos uma coisa de cada vez, com atenção e dedicação exclusiva.

4) Aprenda a ouvir.
Acostumamos a falar demais e escutar menos. Quando damos espaço para ouvir o outro, podemos compreender melhor o lado da pessoa e tomar melhores decisões.

5) Seja seletivo no acesso às informações.
Estamos sendo bombardeados de informações todos os dias e às vezes nos sentimos sufocados com tanta coisa. Leia seus e-mails em horários preestabelecidos (3x por dia, por exemplo), não participe de muitos grupos no WhatsApp (isso consome seu tempo e atenção com muitas bobagens), tenha um limite de tempo nas redes sociais (Tempo é ouro! Não desperdice).

6) Devolva as coisas para os seus devidos lugares.
Como sempre digo aqui no blog: o que deixa nossa casa e nosso trabalho desorganizados são os “sem teto”, aqueles objetos que vamos abandonando pelo caminho sem devolvê-los para o local de origem. Crie esta disciplina de sempre dar uma “casinha para morar” para os objetos que você usa.

 

7) Envolva a família na organização da casa.
Se você não mora sozinho, não justifica fazer tudo sozinho, não é mesmo? Se sua família ainda não tem essa prática de te ajudar, aos poucos, com paciência e carinho, vá distribuindo as responsabilidades para que todos aprendam a valorizar e manter as coisas no lugar. Clique aqui e saiba como envolver os filhos na organização da casa.

 

8) Use uma agenda.
Não tem jeito: quem tem a intenção de ser mais organizado, uma hora vai acabar enxergando que a agenda é a melhor aliada nesta missão. Seja ela de papel,  no celular, tablet ou no computador. Analise qual melhor se adapta a você e anote seus compromissos. Você não precisa guardar tanta informação na cabeça se dispõe de um recurso tão simples para te auxiliar.

 

9) Seja minimalista.
Vivemos em um mudo onde o apelo ao consumo está a cada dia mais crescente. Se não nos controlarmos, sempre comparemos coisas que não precisamos, com o dinheiro que não temos. Compre somente aquilo que você precisa, compre os desejos somente quando eles não forem extrapolar o seu orçamento. Precisamos de muito pouco para viver bem e feliz. Abra mão daquilo que você não usa mais e só adquira aquilo que realmente estiver precisando. Casa cheia de coisas demais só acumula pó e dor de cabeça. Para aprender a fazer a “Sessão do Desapego”, clique aqui.

 

10) Parabenize as pessoas no dia de seus aniversários.
Só uma ligação já faz uma diferença tão grande! Vale mais que um belo presente. Faça questão, anote estas datas das pessoas mais próximas e entre em contato ou faça uma visita.

 

11) Organize os seus papéis.
Os papéis podem te afundar em um mar de desorganização. Não saber onde estão documentos importantes, contas ou faturas podem nos colocar em algumas confusões…rs Separe-os por tipo e os arquive-os em pastas ou caixas arquivo. Clique aqui e veja o post onde ensino o passo a passo para deixar tudo no lugar. Leia a dica seguinte porque também vai te ajudar a repensar o que realmente deverá ser arquivado.

 

12) Digitalize os seus papéis.
Com exceção de alguns documentos que devem ser guardados pra sempre ou por um prazo maior (escrituras, contratos, etc), DIGITALIZE os demais e jogue o resto no lixo. Isso vai abrir taaaanto espaço nos seus armários e gavetas! 

 

13) Passe roupa uma vez por semana.
Sem falta! Esta não é uma das tarefas mais adoradas pelas donas de casa (rs), por isso deve-se ter a consciência de que se não marcarmos um dia fixo para realizar esta tarefa, só a faremos quando não encontrar nenhuma roupa passada na hora de sair. Mesmo não sendo agradável, temos que fazê-la, não é verdade? Por isso criei um post exclusivamente sobre isso. Passando uma vez por semana, você não terá acúmulo e a tarefa será mais rápida e indolor (rs).

14) Tenha um tempo de qualidade para o lazer.
Ter o final de semana para descanso e não parar de ver e-mail ou ficar resolvendo problemas do trabalho, não vai te relaxar em nada. Se organize para que pendências e telefonemas não te perturbem durante seu descanso. Não fazer nada também te ajuda a ser mais produtivo, pois um cérebro descansado consegue assimilar melhor novas informações.

 

15) Estude uma nova língua.
Saber outro idioma é fundamental nos dias de hoje para que novas portas e ainda maiores sejam abertas para nós. Como profissional também da área de RH, posso afirmar que um novo idioma abre mais portas que um bom MBA. Se você precisa de ajuda para se organizar nos seus estudos, clique aqui.

 

16) Avalie suas prioridades.
Prioridade é aquilo o qual atribuo VALOR. Se é importante para mim, estará na minha lista de prioridades. O que não estiver, não é tão importante, consequentemente não precisará da mesma intensidade do meu foco e atenção. Não perca tempo com coisas que não valem a pena! Às vezes nos desgastamos com coisas tão irrelevantes e aquelas que realmente merecem a nossa atenção são deixadas de lado.

 

17) Tire Férias
Isso mesmo, mas tire de verdade.

 

18) Pratique um esporte.
Eu achava que isso era conversa fiada, mas hoje vejo que é essencial para recarregar minhas energias e me dar alegria. Vai embora a tristeza, o estresse e até o mal humor. 

 

19) Organize a semana seguinte toda sexta-feira.
No final do dia, comece a anotar na agenda o que você deve resolver/fazer na próxima semana. As demandas que surgirem durante a semana serão encaixadas de acordo com a disponibilidade.

 

20) Mantenha seu guarda roupa organizado.
Isso irá te gerar economia de tempo e paz de espírito. Sem contar que fica tão lindo! Para saber como fazer isso, clique aqui.

 

21) Não deixe louça suja na pia a noite.

Acordar e deparar com a pia cheia de louça suja é desmotivador… Se começamos o dia pelo café da manhã, o ideal é que o ambiente já esteja preparado para fazê-lo.

22) Planeje as suas viagens com antecedência.
Não arrume suas malas um dia antes de viajar. Três dias antes, coloque a mala aberta em um cantinho do quarto e vá colocando suas coisas. Caso queira ajuda, dê uma olhadinha no post que escrevi sobre organização de malas clicando aqui.

23) Gerencie melhor o seu tempo.
Tempo não é só dinheiro, como dizia o ditado, mas também significa qualidade de vida, em todos os aspectos. Leia o post que falo com muito carinho sobre isso para você.

24) Tenha sempre um bloco de notas à mão.
Uma ideia, um compromisso ou uma situação importante pode exigir que você faça uma anotação naquele momento. Seja de papel ou o bloco de notas do celular, anote. É melhor não confiar na sua memória.

25) Organize sua casa.
Se as coisas em casa não estão no lugar, dificilmente você conseguirá ser organizado fora dela. Reproduzimos o que somos e fazemos em casa. Ter prazer de estar em casa, desejar acabar o dia para voltar pra ela, são sentimentos fundamentais para nos dar saúde física e mental. Se as coisas perderam um pouco de controle, dê uma olhada neste post que fiz mostrando o passo a passo para colocar tudo no lugar.

27) Cuide de sua saúde.
Às vezes ficamos meses com um sintoma esquisito e não procuramos ajuda médica. De repente, damos um “treco” e vamos para no hospital às pressas. Nosso corpo é nosso templo, se não cuidarmos dele, quem cuidará? Certa vez uma médica me disse: “Se você não arrumar tempo para cuidar da saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da doença.”. Isto bastou para que eu tomasse providência. Faça um checkup de exames, se alimente corretamente. Uma velhice para chamarmos de “melhor idade” depende do que iremos plantar hoje.

28) Regularize suas contas.
Como fazer para pagar as dívidas? Muito simples: não contraindo novas! Queremos continuar com os mesmos gastos sem quitar as contas antigas. Não compre por impulso, analise sempre se é um desejo ou uma necessidade. Clique aqui e veja as dicas para colocar suas contas no azul!

29) Respeite os limites do seu corpo.
Está cansado? Descanse. Está com fome? Coma. Quer chorar? Chore. Nos privar de sensações que nosso organismo está “gritando” faz com que algumas doenças se desenvolvam por não respeitarmos os nossos próprios limites. Ame-se e cuide-se.

30) Não saia de casa sem arrumar a sua cama.
Sim, esta atitude te dará uma sensação gostosa de que o dia está começando com as coisas em seus devidos lugares!

31) Separe um dia da semana exclusivo para sair com seu amor.
Uma noite, uma tarde, seja o que for. Um dia da semana marcado para ir ao cinema, comer em um restaurante gostoso, andar à toa! Só você e seu amor! Isso nutre o relacionamento e nos faz relaxar de verdade.

32) Mulheres – Troque de bolsa toda semana.
Caaaalma, não estou me referindo a comprar uma bolsa toda semana. É que muitas mulheres tem várias bolsas e geralmente só usam uma ou duas, se esquecem de usar as outras. O que eu faço: todo domingo, transfiro tudo da bolsa que estou usando para outra (isso é importante, viu! Tire TUDO da bolsa, não vai deixando “rastros” em todas bolsas que você usar). Assim, faço um rodízio das bolsas que tenho e elas não se desgastam tão rápido. Vou rodiziando também os óculos de sol, relógios, sapatos (durante a semana, não repito. Senão não justifica eu ter vários pares, uai!). E compre um organizador de bolsa. Ele é maravilhosos e deixa tudo organizadinho dentro dela. Clique aqui e assista o vídeo em que eu falo sobre ela.

33) Separe a noite a roupa que você usará no dia seguinte.
Isso te economizará um tempo precioso. Quando acordamos ainda não estamos naquele ritmo frenético de meio dia, estamos meio lentos…rs Tomar decisões esta hora não é uma boa ideia. Já deixe tudo separado para você só se vestir no dia seguinte – isso vale para os sapatos e acessórios também.

34) Deixe sua cozinha mais funcional.
Eletrodomésticos mais práticos, gavetas e armários preenchidos somente com aquilo que realmente é usado, faz com que você perca menos tempo no preparo das refeições. Dê um limpa no que você já tem: coloque em cima de uma mesa todos os acessórios. Se tem mais de 6 meses que você não usa algum, você não precisa dele, desapega. Para saber maiores detalhes de como deixar sua cozinha um brinco, clique aqui.

35) Leia um livro por mês.
No mínimo. Você se lembra quantos livros você leu este ano? Pois é… É muito importante nos atualizarmos, estudarmos e até relaxarmos com através de uma boa leitura. Os livros nos transportam para outro lugar, nos tiram por alguns momentos da realidade e nos proporcionam um raciocínio mais crítico e um linguajar mais correto. Procure boas literaturas, peça indicações de amigos e divirta-se. Tem muito livro em casa? Deixe tudo organizando conferindo este post.

36) Coloque um porta chaves na entrada de sua casa.
Gente de céu! Quem nunca perdeu a chave do carro dentro de casa? Ou todo dia fica perguntando “cadê a chave do carrooo?” Um acessório tão simples pode salvar seu dia! Instale-o o quanto antes!

37) Conheça um outro país.
Desde que comecei a viajar para o exterior, comecei a ter uma outra visão do que é o mundo. Conviver com outras culturas, conversar com pessoas de várias línguas diferentes, conhecer lugares que antes só tinha visto nos livros da escola, me fez crescer culturalmente e como ser humano. Antes achava que era algo quase impossível, mas nos dias de hoje é muito mais fácil e acessível conhecer outros países. Nem que seja 10 dias. Saia da “caixinha” e veja que há um mundão lá fora muito maior do que você imagina. Depois me conta como foi!

38) Doe-se para outras pessoas.
Em um mundo de redes sociais e WhatsApp, uma visita ou um encontro pessoal é quase uma prova de amor. Não podemos perder isso! Deus nos ajude! Olho no olho, o toque, o abraço, como isso faz diferença. Investir em gente é o melhor investimento que podemos fazer. Tempo nunca teremos sobrando, temos que colocar isso como prioridade e visitar nossos amigos e familiares para que não tenhamos um futuro de dor e arrependimentos.

39) Faça alguns pratos e congele.
Lasanha, Pizza, Carnes, Arroz… Vários alimentos depois de prontos podem ser congelados para serem consumidos posteriormente. Uma vez por semana, prepare ao menos 2 pratos para ficarem no congelador. Assim, nos dias mais corridos, você terá uma comidinha caseira gostosa te esperando. Melhor que comida industrializada, né?

40) Invista em sua casa.
Coloque cortinas novas nas janelas. Compre um tapete pra sala. Renove a roupa de cama. Investimos em roupas, calçados e nos esquecemos de investir na casa. Isso nos dará uma alegria imensa! Nosso lar deve ser uma lugar agradável e bonito, que nos dê prazer de estar e retornar para ele.

41) Escreva mensagens mais objetivas.
Tanto e-mails quanto mensagens enviadas por celular devem ser mais curtas e irem direto ao ponto. Não se delongue muito, nem você nem as outras pessoas tem mais tempo e paciência para ler longas mensagens.

42) Centralize o lugar de guardar os carregadores.
Vivemos em um mundo “com fio”: Celular, tablet, notebook… tudo isso faz parte da nossa vida e precisamos sempre que eles estejam funcionando. Coloque todos os carregadores de preferência no mesmo lugar para não sair pela casa toda procurando onde eles estão.

43) Deixe um guarda chuva dentro do carro.
Vai por mim. Nunca se sabe quando a chuva irá te pegar pelo caminho.

44) Dê retorno para as pessoas.
Não há nada mais deselegante do que deixar uma pessoa sem resposta. Se alguém lhe enviou um email ou mandou uma mensagem, é porque ela tinha algo a dizer e aguarda um retorno. Responda, nem que seja “sim” ou “não”. Deixar o outro na expectativa de uma resposta é uma postura lamentável.

45) Aprenda a ser Resiliente.
Resiliência é a capacidade de passar por grandes pressões e conseguir voltar a seu estado original sem perder sua essência. Esta é uma das características mais procuradas nos profissionais de hoje em dia. Saber lidar com situações difíceis sem explodir, sem se desequilibrar, é possível desde que se tenha boa vontade de trabalhar seu auto-controle. Este é um grau de maturidade que poucas pessoas conseguiram atingir. Seja uma delas.

46) Conserte as coisas quebradas da sua casa.
Eletrodomésticos, móveis, computadores… vamos deixando um “museu” de coisas estragadas na nossa casa por causa daquela fala “um dia eu levo pra consertar”. Se já se passaram mais de 6 meses e você não tomou uma providência, desapega, você não precisa daquilo. Não tem conserto ou fica mais caro que comprar um novo? então é LIXO. Deixe na sua casa somente o que for útil para você e sua família.

47) Seja Voluntário.
Se aproximar de pessoas necessitadas, entender a dor do outro, nos faz ser pessoas melhores. Procure em sua cidade por igrejas, orfanatos, casas de recuperação, hospitais, lar de idosos… Sempre tem alguém precisando de ajuda.

48) Tenha um carro econômico.
E com direção hidráulica. Pra quem dirige todos os dias, tenha como objetivo ter um carro que te proporcione o mínimo de conforto, principalmente se você usa o carro para trabalhar. Pesquise, faça orçamentos e veja qual encaixa no seu planejamento financeiro.

49) Compre roupas sem estampas.
Roupas de cores lisas permitem mais combinações. Ai você economiza na compra de outras peças.

50) Se aproxime mais de Deus.
Você não é fruto do acaso. Você é uma obra prima feita à imagem e semelhança de Deus. E como conhecer alguém se nós não nos relacionarmos com ele? Aproximar-se do Criador de todas as coisas será a maior revolução de sua vida. Experiência própria. Ore, fale com ele. Leia a Bíblia. Procure uma igreja. Ele está ansioso em te ouvir.

LEGENDA USO DO POST

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe um Comentário