Família Finanças Organização

5 Meses sem Compras

8 de agosto de 2019
5 meses sem compras

Já assustou com o título? rs Calma que te explico!

Tenho falado sobre minimalismo x consumo por aqui e no meu Instagram (@barbaravolnei) e convidado a refletir sobre nossas intenções de consumo. No post sobre minimalismo (para ler, clique aqui), levantei várias questões e conto como isso começou a fazer sentido para mim.

Ano passado, de outubro a dezembro (3 meses), propus este mesmo desafio e fiz o convite aqui no Instagram. Várias pessoas se uniram a mim e tivemos resultados extraordinários.

 

Mas Bárbara, quais seriam os benefícios de ficar 5 meses sem compras?

1. Economia – você só irá gastar com itens que sejam de primeira necessidade (alimentação, farmácia, contas da casa, etc).

2. Passará a olhar suas roupas, por exemplo, de uma maneira nova, pensando em como fazer novas combinações e ao final destes meses ver se ainda vale a pena ficar com aquilo que não foi usado.

3. Passará a enxergar o tanto que você gasta com besteira e que pode viver tranquilamente sem elas.

4. Gratidão – passamos a ver nossas coisas, nossas casa, nosso emprego como suficientes. Temos muito mais do que precisamos!

Dentre tantos outros benefícios que poderia enumerar aqui…

 

Ok, então como participar deste desafio?

Não comprando! Simples assim! rs

Não tem pegadinha, fórmula mágica. Comprar apenas itens essenciais, de primeira necessidade (como disse logo ai acima). Nada de abrir exceções porque viu uma promoção de  uma calça, um brinco, uma caneta, um livro… comprar somente aquilo que for extremamente essencial  indispensável para seu trabalho, por exemplo. Cada um aqui sabe da sua necessidade. Não estou aqui para julgar o que é certo ou errado comprar. Cada um, de acordo com a sua consciência, comprará os itens que julgar necessário durante estes meses.

Por exemplo: seu filho precisou de um tênis para ir para a escola? Compre. Esta é uma NECESSIDADE. Entendeu a diferença?

Sei que é um desafio hiper, mega difícil pra muita gente, principalmente perto das festas de final de ano, quando surgem várias promoções e estímulos ao consumo. Foi muito difícil pra mim ano passado, mas foi libertador!

 

Não deixarei de comprar os presentes de Natal, amigo secreto, por exemplo. O desafio é não comprar mais uma “brusinha” nova PRA MIM, sapatos, acessórios, roupa nova para o Natal e ano novo, enfim, tudo aquilo que você já tem e está comprando a mais, não porque precisa, mas porque está barato, achou bonito…

 

Durante estes 5 meses (agosto a dezembro/19), SÓ USAR O QUE VOCÊ TEM! Assim você terá a oportunidade de enxergar o que realmente precisa continuar na sua vida em 2020 e não carregar mais nada desnecessário com você.

 

Estou fazendo várias postagens e stories sobre esta jornada. Me acompanhe lá no Instagram e vamos juntos escrever uma nova história! #tamojunto

 

 

LEGENDA USO DO POST

You Might Also Like