Crianças Família Geral Limpeza Organização

Como organizar um cantinho de estudo para os filhos

12 de setembro de 2016
cantinho de estudos dos filhos

 Do ensino fundamental até ao vestibular, as crianças e adolescentes em idade escolar passam boa parte do seu dia estudando. Por isso, depois da escola é importante que elas tenham um local de estudo, um cantinho onde possam fazer seus trabalhos de casa, se preparar para os exames, descobrir coisas novas.

Um espaço de estudo organizado também contribui para que eles sejam bem-sucedidos em todos essas fases. Anote essas dicas e crie um canto de estudo bem legal (e funcional!) para os seus filhotes. Confira!

  1. Escolha um local adequado

Se o quarto dos pequenos tem poucos metros quadrados, a palavra de ordem é: reinvenção. Primeiramente livre-se de móveis pesadões e nem pense em comprar uma escrivaninha gigante. Além de ocupar muito espaço no quarto, ainda dá mais lugar à desorganização. Além disso, escolha uma disposição que favoreça a entrada de luz natural. Caso não consiga instalar a mesa ou escrivaninha no quarto do seu filho, pode explorar outros locais da sua casa, cuidando apenas que não fique perto televisões ou junto à janela com vista para o parquinho. Crianças e adolescentes demoram a encontrar seu foco, por isso elimine distrações.

estudos 12. Crie o contexto certo

Por mais pequena que seja a área disponível, liberte sua alma de designer e faça desse cantinho de estudo um espaço funcional. Disponha um tapete no chão e tire partido das paredes – prateleiras e ganchos fazem parte do dicionário de todas as suas personalidades organizadas. Ótimos aliados a esconder a bagunça e a libertar o espaço de circulação, sirva-se de ganchos para pendurar as mochilas, molas para afixar recados, cestinhas para organizar a área de trabalho, guardando brinquedos mais pequenos, materiais escolares e livros do ano passado. Lembre-se de colocar etiquetas para saber o que cada cestinha tem dentro. Outra dica é pintar as paredes com tinta de ardósia para que eles possam planear a sua semana e até fazer atividade de caligrafia.

 

estudos 2

3. Escolha mobiliário versátil

Quer se trata de uma renovação ou de um cantinho de estudo completamente novo, é sempre boa ideia investir numa solução a longo prazo. O que é que isto quer dizer? Se puder, compre uma escrivaninha e uma cadeira que se adapte às várias fases de desenvolvimento do seu filho e também às suas exigências de arrumação. Prefira móveis com gavetas ou espaços para colocar cestinhas e evite cores muito fortes ou mobília que não seja possível pintar.

estudos 3

estudos 3.2

4. Aceite conselhos de pequenos designers de interiores

Antes de meter a mão na massa, conte com a opinião e ajuda dos seus filhotes. Envolvê-los na organização da casa é importante, ainda mais se ela disser respeito a um espaço concebido propositadamente para eles. Deixe-os estabelecer prioridades, ordenando os seus pertences, personalizando e decorando o espaço ao gosto deles. Isso vai fazer com que eles se sintam orgulhosos e confortáveis no seu cantinho de estudo e talvez até estudem mais! (rs)

LEGENDA USO DO POST

 

 

 

 

 

You Might Also Like