Família Limpeza Organização

Organizando os medicamentos que você tem em casa

30 de setembro de 2015
Organizando os medicamentos que eu tenho em casa

Organizar os medicamentos é muito importante para que eles permaneçam conservados e estejam apropriados para o consumo. Confira aqui uma entrevista que dei sobre o assunto e várias dicas para quem faz uso contínuo de algum remédio.

Vamos juntos, passo a passo de como começar a organizar:

1) Reúna todos os medicamentos em cima de uma mesa

Todos. Recolha os que estão no armário, na gaveta do criado-mudo, na cozinha, no banheiro… Vamos espalhando medicamentos por toda casa ao invés de centralizarmos todos no mesmo lugar. Precisamos ter uma ideia clara de tudo o que temos em casa. Depois de reunir todos, partiremos para o segundo passo.

2) Verifique, um por um, a data de vencimento.

Isso é muito importante! Consumir um remédio vencido para acarretar consequências graves. Se identificou algum que está vencido, jogue no lixo. Limpe as embalagens de vidro com álcool 70%.

3) Separe um recipiente para armazenar todos os remédios

Depois de ter feito o descarte dos medicamentos vencidos, podemos ter a real noção do que está apropriado para o consumo. A partir de agora, o ideal é que os medicamentos da casa fiquem todos reunidos em um mesmo local. Isso evita que você perca ou se esqueça de onde está guardado. Seja em uma frasqueira ou em uma gaveta destinada para este fim, você pode organizar de diversas formas, tais como:

org remedios

Mas atenção: mantenha sempre longe do alcance das crianças e animais domésticos.

4) Remédios de uso contínuo

Para as pessoas que fazem o uso contínuo de medicamentos, é mais fácil que estejam todos à mão. Você pode reunir todas as caixas separadas dos outros medicamentos em uma cestinha, ou usar estes modelos de recipientes, onde você pode colocar todos os comprimidos que irá beber nas divisórias referentes ao dia da semana:

org de medicamentos

Controle para consumo de medicamentos: Para que você não perca os horários, você  poderá usar esta planilha e deixá-la bem à vista para consultar, caso tenha dúvidas ou se esqueça de que remédio tomar durante o dia.

Controle para consumo de medicamentosControle para retorno médico: Geralmente, quem faz uso contínuo de medicamentos, deve estar indo com frequência ao médico. Por isso, montei esta planilha que poderá te ajudar a controlar os retornos e manter o estoque da sua medicação em dia.

Cont. para retorno medico

E para finalizar, gostaria de compartilhar com você uma entrevista que dei para o Jornal Extra (Globo/Rio) sobre organização e conservação de medicamentos. Para ler, é só clicar na imagem.

medicamento

Até mais, pessoal!

LEGENDA USO DO POST

 

You Might Also Like