Finanças Gestão do Tempo Organização Trabalho

O que fazer nos minutos finais do expediente?

21 de julho de 2015
escrevendo na agenda segurando iphone

Olhar para os lados e ver que você conseguiu produzir bem em um dia de trabalho não tem preço, não é mesmo? Para irmos pra casa com a sensação de dever cumprido, devemos nos programar um dia antes. Como? Vamos conferir juntos as dicas que separei para você terminar o dia feliz.

Antes de ir embora pra casa, separe ao menos 20 minutos do final do seu expediente para avaliar como foi seu dia e quais serão das demandas para  dia seguinte. Isso te ajudará a ter foco e não ficar perdendo tempo com aquilo que não trará resultado.

1) Feche os ciclos que começar.

Sabe aquele sensação terrível de “Fiz um monte de coisa hoje mas parece que eu não fiz nada?”. Pois é. Elas nos persegue porque não concluímos o que começamos. Começamos um relatório e paramos. Começamos a organizar o estoque e paramos. Começamos a responder um e-mail e paramos. E assim vamos levando a vida com um monte de coisas inacabadas pelo caminho. Aquelas tarefas que dependem de você para serem feitas, faça. Não adie, não procrastine. Deixar para depois não significa que será mais fácil de resolver.

2) Organize a sua agenda do dia seguinte

Por mais que venhamos nos programar, sempre surgirá algo novo no dia que deverá ser encaixado em nossas demandas. Anotar é essencial para que sua mente descanse e fique livre para produzir coisas novas. Ficar todos os dias tentando lembrar o que precisa ser feito não é uma forma saudável de viver. Se você ainda não tem, comece a criar o hábito de usar uma agenda, seja ela de papel, no celular, no tablet… não importa. Veja qual o modelo que você mais se identifica e comece a usar. Os benefícios serão visíveis já na primeira semana.

3) Delegue.

Achar que só nós saberemos fazer bem feito nos enche de responsabilidades que não são nossas desnecessariamente. As pessoas irão errar até acertar e aprender, assim como um dia nós aprendemos. Levar uma carga maior do que a nossa nos adoece e nos deixa sobrecarregados. Aprenda a dividir e a ensinar, isso voltará para você com muitos bons frutos.

4) Mantenha seu ambiente de trabalho organizado.

Nem que seja só a sua mesa. Um ambiente desorganizado causa desordem mental, o que prejudica sua capacidade de raciocínio, prejudicando consequentemente a sua produtividade. Não acumule papéis, mantenha o ambiente limpo e uma vez por semana verifique o que está na sua mesa e veja se tudo que está ali é realmente necessário ou está no lugar errado.

4) Revise como foi o seu dia.

Pare e analise tudo o que você fez. Conseguiu resolver o que precisava? Retornou as ligações e e-mails? Resolveu suas demandas do dia? Avaliar o que deu certo e o que não deu lhe dará novas alternativas para tentar maneiras diferentes de trabalhar no dia seguinte.

Ter um dia produtivo é possível, basta que estejamos dispostos e atentos as ideias que forem surgindo e buscar dar o nosso melhor. Os bons resultados virão.

LEGENDA USO DO POST

You Might Also Like